Bolsonaro nomeia Isabela Fernandes Andrade para reitoria da UFPel

Administração atual divulga nota de repúdio por escolha que não respeita lista tríplice

O presidente Jair Bolsonaro nomeou a professora Isabela Fernandes Andrade como nova reitora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), conforme indica reportagem do Correio do Povo. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira. Ela é arquiteta e urbanista graduada pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e possui mestrado e doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A partir da próxima sexta-feira, substitui Pedro Hallal no cargo, em mandato válido pelos próximos quatro anos.

Isabela é professora da UFPel desde 2013 e, atualmente, exerce o cargo de diretora do Centro de Engenharias. A posse deve ocorrer nesta sexta-feira. Assim como ocorreu na escolha do reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e de outras instituições federais de ensino pelo país, Bolsonaro não escolheu o primeiro colocado na lista tríplice formada pelo Conselho Universitário (Consun) da instituição. Em primeiro lugar ficou Paulo Ferreira (Centro de Desenvolvimento Tecnológico), que recebeu 56 votos, seguido de Isabela, que obteve 6 votos, e de Eraldo (Escola Superior de Educação Física), com 2 votos.

UFPel divulga nota de repúdio sobre a nomeação

A administração atual – uma UFPel diferente – e a chapa eleita para administrar a UFPel no período de 2021 a 2024 – UFPel Diversa – divulgaram uma nota de repúdio sobre a não-nomeação do Prof. Paulo Ferreira Jr., eleito democraticamente para liderar a gestão da UFPel.
::: Confira a nota na íntegra.

Leia mais: Correio do Povo e UFPel.