Sob Bolsonaro, órgão responsável pelo Enem já teve 4 presidentes

Matéria do UOL relembra quem foram os candidatos que comandaram o Inep em dois anos

As mudanças no MEC (Ministério da Educação) durante o governo de Jair Bolsonaro (sem partido) não se limitaram apenas ao comando da pasta. Em dois anos, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) —órgão ligado ao MEC e que é responsável pela realização do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)— já teve quatro presidentes diferentes.

O troca-troca na chefia do Inep se concentrou nos primeiros cinco meses de 2019 e teve demissões por discordâncias de “ideologias”, por conflitos internos e até por disputas de poder. O atual presidente do Inep, Alexandre Lopes, está no cargo desde maio do ano passado. Relembre, abaixo, quem foram os últimos presidentes do instituto.

Maria Inês Fini

No início do governo Bolsonaro, em 2019, a presidência do Inep era ocupada pela educadora Maria Inês Fini, que havia sido nomeada para o posto em 2016. Ela foi exonerada do cargo em 14 de janeiro de 2019.

Fini já havia atuado no Inep, entre 1996 e 2002, quando participou da criação e implementação do Enem e do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos).

Marcus Vinicius Rodrigues

Ainda em janeiro de 2019, o engenheiro Marcus Vinicius Rodrigues foi nomeado para a presidência do Inep. Ligado aos militares, ele chegou a afirmar que planejava um novo modelo para o Enem, sem questões “ideológicas”. Disse ainda que discutiria a possibilidade de Bolsonaro ter acesso prévio às questões do exame.

Rodrigues, no entanto, permaneceu menos de quatro meses no cargo. No fim de março de 2019, ele foi demitido pelo então ministro da Educação Ricardo Vélez Rodríguez. A demissão aconteceu um dia após Rodrigues assinar uma portaria cancelando a avaliação federal de alfabetização de crianças.

Elmer Vicenzi

No fim de abril, após a queda de Vélez do MEC e a chegada de Abraham Weintraub para o comando da pasta, o delegado da Polícia Federal Elmer Vicenzi foi nomeado presidente do Inep.

Vicenzi, no entanto, teve uma passagem relâmpago pelo comando do instituto: ele foi dispensado do cargo após 18 dias de trabalho. A demissão aconteceu por uma disputa de poder dentro do Inep com a então procuradora-chefe do instituto, Carolina Scherer Bicca, segundo relataram servidores do órgão ao UOL.

Alexandre Lopes

Atual presidente do Inep, Alexandre Lopes foi nomeado para o cargo em 17 de maio do ano passado. Antes, ele era diretor legislativo na secretaria-executiva da Casa Civil.

À frente do Inep, Lopes anunciou, em julho de 2019, o Enem digital, que será aplicado pela primeira vez em modelo piloto em janeiro de 2021. A expectativa do MEC e do Inep é que o exame seja 100% digital até 2026.

Leia na íntegra: UOL