Professores universitários estarão entre grupos prioritários para vacinação

De acordo com Plano Nacional do Ministério da Saúde, trabalhadores da educação integram fase quatro da imunização

Docentes das redes públicas e privadas fazem parte dos grupos que são prioridade no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, divulgado pelo Ministério da Saúde em dezembro. Os professores universitários, portanto, devem estar incluídos nessa categoria, na fase quatro da imunização. “Os professores universitários entram nesse grupo dos trabalhadores de educação, não há ninguém assumindo o contrário”, esclarece a professora Alexandra Crispim Boing, do Departamento de Saúde Pública da UFSC e membro do Observatório Covid-19 BR.

De acordo com o Plano, participam da primeira fase da vacinação trabalhadores de saúde, pessoas de 75 anos ou mais, 60 anos ou mais institucionalizadas, população indígena em terras demarcadas aldeadas, povos e comunidades tradicionais ribeirinhas. Já na segunda fase estão as pessoas de 60 a 74 anos. Na terceira fase, estão aqueles com comorbidades, como diabetes mellitus, hipertensão arterial grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer e obesidade grave. No quarto grupo, então, estão os profissionais de educação.

“Considerando-se o plano divulgado em dezembro pelo Ministério da Saúde os professores seriam vacinados somente no segundo semestre. No entanto, dada a contratação em janeiro de novas doses a vacinação dos professores pode se dar ainda no segundo trimestre”, afirma a professora Alexandra.

Mesmo assim, ela destaca a importância de novos acordos relacionados a vacinas. “Esperamos que existam novos acordos, compras de outros laboratórios e que a produção possa aumentar para que a vacinação seja acelerada para toda a sociedade”, reforça.

::: Confira o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 na íntegra.

Assessoria de Imprensa