Vacinação contra Covid-19 em Santa Catarina começa no dia 20 de janeiro

A data dependerá da confirmação da aprovação de uso emergencial das vacinas Coronavac e AstraZeneca pela Anvisa, informa NSC

A vacinação contra a Covid-19 deve iniciar na próxima quarta-feira (20) em Florianópolis, segundo informações divulgadas pelo prefeito Gean Loureiro, após reunião virtual com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. O tão esperado imunizante chega à Capital na segunda-feira (18).

A expectativa é de que a Anvisa aprove as vacinas do Instituto Butantan (CoronaVac) e Fiocruz (AstraZeneca) para uso emergencial no domingo (17). Dessa forma, na segunda-feira (18) as doses são distribuídas para os Estados brasileiros e a vacinação inicia em todo território nacional às 10h de quarta-feira (20). A estratégia é começar pelas capitais, para então iniciar a distribuição às demais cidades.

A primeira leva será de oito milhões de doses, dois milhões da AstraZeneca e oito milhões da Coronavac. A segunda etapa será em fevereiro, com o envio de 30 milhões de doses aos estados.

Vacinação em Florianópolis

Florianópolis tem atualmente 300 mil seringas e agulhas e está com o contrato em aberto com a empresa fornecedora dos materiais para poder solicitar mais de acordo com a necessidade. Neste primeiro momento, em que profissionais da saúde, indígenas e idosos em casa de repouso serão vacinados, a prefeitura se organiza para ir até os locais onde os grupos prioritários se encontram para realizar a vacinação. As doses que chegarão à Capital na segunda-feira (18) não serão suficientes para atender a todos os prioritários da fase 1 de vacinação.

Leia na íntegra: NSC