UFSC tem estrutura adequada para armazenar vacinas em baixíssimas temperaturas

A Universidade identificou, num primeiro momento, cinco ultrafreezers com capacidade total de quase 2 mil litros que poderiam ser cedidos à Prefeitura para armazenagem de vacinas

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) possui uma estrutura adequada para armazenar com segurança vacinas contra a Covid-19 que necessitem de conservação a baixíssimas temperaturas. Essa foi a conclusão de representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Florianópolis, que fizeram nesta terça-feira, 12 de janeiro, uma visita técnica a instalações do campus de Florianópolis. A Universidade identificou, num primeiro momento, cinco ultrafreezers com capacidade total de quase 2 mil litros que poderiam ser cedidos à Prefeitura para armazenagem de vacinas. A visita foi acompanhada pelo prefeito Gean Loureiro.

A visita técnica foi decidida em uma reunião entre representantes da UFSC e da Secretaria na última sexta-feira, 8 de janeiro, na qual foram detalhados os termos da parceria entre a Universidade e o poder público municipal em ações de combate à pandemia de Covid-19. Além de ceder os ultrafreezers, a UFSC também colocou à disposição da Prefeitura espaço físico no prédio da Secretaria de Educação a Distância e TV UFSC, na área central de Florianópolis, para abrigar equipes de investigadores epidemiológicos.

Os representantes da Prefeitura foram à UFSC para avaliar a logística dos espaços, a forma de acesso às instalações, a existência de geradores e capacidade dos freezers, além das condições gerais de segurança. Participaram, pela SMS, a gerente de Vigilância Epidemiológica, Ana Cristina Vidor, e a diretora da Vigilância Sanitária, Priscila Valler dos Santos. A pró-reitora de Pesquisa em exercício, Maique Biavatti, representou a UFSC.

O prefeito Gean Loureiro destacou que a possibilidade de uso dos freezers da UFSC representa uma “grande contribuição neste momento”, permitindo que Florianópolis seja uma das poucas cidades do Brasil a ter uma estrutura adequada para receber e armazenar também a vacina da Pfizer.

A gerente de Vigilância Epidemiológica, Ana Vidor, disse que a visita tinha o objetivo de conhecer todos os detalhes e informações necessárias para organizar a logística de um eventual uso dos freezers. Ela mencionou que, apenas com os equipamentos da UFSC, é possível armazenar uma quantidade significativa de vacinas. “Com certeza haverá uma parceria importante e extremamente relevante para que Florianópolis possa ampliar o seu leque de vacinas”, afirmou.

A pró-reitora de Pesquisa em exercício, Maique Biavatti, disse que a visita serviu para trazer tranquilidade em relação à segurança das vacinas, em caso de utilização dos equipamentos da UFSC. “A maioria dos freezers está em espaços bastante controlados, no sentido da entrada de pessoas, com a presença de câmeras e sensores. A gente consegue rastrear a entrada e saída de pessoas com bastante tranquilidade”.

A professora destacou que, desde o começo, a Universidade se envolveu em diversas iniciativas de enfrentamento à pandemia, desde a confecção de equipamentos de proteção e insumos de higiene até a participação e o desenvolvimento de pesquisas. A Pró-Reitoria de Pesquisa tem hoje cadastrados mais de cem projetos, em diversas frentes, relacionados ao novo coronavírus e à pandemia de Covid-19, informou.

Confira a reportagem da TV UFSC sobre a visita:

Fonte: Notícias UFSC