Trabalhadores do Hospital Universitário da UFSC são vacinados e homenageiam pacientes e a ciência

A vacinação começou pelos profissionais da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital

Esperança da humanidade, vitória da ciência e homenagem aos pacientes. Estas foram as expressões mais usadas pelos primeiros profissionais do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (HU/UFSC) a serem vacinados contra a Covid-19, numa campanha que começou nesta quarta-feira, 20. Foram vacinados, inicialmente, cinco profissionais, representando os trabalhadores que estão na linha de frente de combate à Covid-19.

A primeira a ser vacinada foi a técnica de enfermagem Izabel Fernanda Pauli, que fez questão de lembrar os pacientes. “É uma vitória da ciência em prol da humanidade. Eu dedico este momento a todos os pacientes que enfrentaram e estão enfrentando a Covid”, disse a profissional.

Em seguida, foram vacinados a enfermeira Tatiane Lazzarotto Souza, que também fez questão de homenagear a ciência, a fisioterapeuta Juliana Gulini, que falou em nome de toda a equipe que trabalha na UTI e no hospital e a auxiliar de serviços gerais Idiane Talgatti, que ressaltou a importância de que todos se imunizem: “Não dói nada. Então, a minha palavra é que todos se vacinem para proteger a vocês e a quem vocês amam”, disse. O médico intensivista Rafael Lisboa de Souza reforçou as palavras em nome da ciência e ressaltou a importância deste momento para todos os trabalhadores da saúde e dos brasileiros. A residente Francine Ramos, que também foi vacinada entre os primeiros do HU, se emocionou e lembrou dos esforços de todos os colegas que estão na linha de frente do combate à Covid.

A campanha de vacinação do HU está sendo realizada em etapas, segundo orientação da Secretaria Municipal da Saúde de Florianópolis. Nesta primeira etapa, as doses serão aplicadas durante três dias, das 7h às 15h. Na semana que vem, serão vacinados os trabalhadores da Emergência e da Clíníca Médica 1.

Ainda seguindo as orientações da Secretaria Municipal da Saúde, na próxima etapa do programa de vacinação do HU/UFSC deverão ser vacinados os demais trabalhadores da instituição. Não há data definida para esta fase.

Fonte: Notícias UFSC