Pesquisas sobre Covid-19 colocam UFSC em destaque durante a pandemia

Colunista da NSC ressalta o quanto se produz no ambiente acadêmico através dos trabalhos científicos desenvolvidos na instituição

Confira o artigo do jornalista Anderson Silva

As pesquisas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) ganharam notoriedade no período de pandemia e evidenciaram a qualidade do que é produzido por professores e alunos. Independentemente do discurso ideológico que volta e meia atinge a instituição, na prática os resultados de estudos sobre a Covid-19 vêm contribuindo para a análise de uma doença até então pouco conhecida. Desde março de 2020 a UFSC enfrenta críticas pelas decisões de suspensão das aulas presenciais, que devem voltar somente no meio do ano. Nesta postagem, porém, vou me ater à produção científica.

O mais recente estudo apontou que a vacina da tríplice viral tem eficácia para reduzir os efeitos da Covid-19. São, ao todo, 46 pesquisas relacionadas ao coronavírus desenvolvidas pela UFSC desde março de 2020. Além de questões de saúde, houve também estudos relacionados à economia e os impacto da pandemia nas famílias catarinenses.

Ainda em julho de 2020, um estudo com participação de alunos e professores da UFSC chamou a atenção no país. Partículas do novo coronavírus foram encontradas em duas amostras de esgoto de Florianópolis colhidas em 27 de novembro de 2019, dois meses antes do primeiro caso clínico ser relatado no Brasil. Esta foi a primeira presença confirmada do vírus nas Américas, apontou a universidade.

Leia na íntegra: NSC