Transmissão do coronavírus no Brasil continua sem controle, aponta Imperial College

Segundo O Globo, índice RT calculado por universidade britânica oscilou negativamente de 1,03 para 1,02; valor indica que a Covid-19 ainda avança no país

A taxa de transmissão do novo coronavírus no Brasil apresentou leve oscilação negativa, mas ainda indica descontrole da disseminação da Covid-19 no país, aponta levantamento semanal do Imperial College de Londres que monitora o avanço da doença em diferentes países. Os índices divulgados mantiveram a tendência observada nas últimas semanas, com uma queda do chamado Rt de 1,03 para 1,02, mas ainda sem indicar desaceleração do contágio.

Os dados se referem à semana epidemiológica fechada na última segunda-feira, 8. Dentro da margem da universidade britânica, o Rt brasileiro pode variar de 0,91 até 1,05. O Imperial College também projeta que o Brasil registrará 7.460 óbitos pela Covid-19 até a próxima semana, uma diferença de 92 vítimas fatais em relação às mortes contabilizadas no último período pelo instituto britânico no cenário mediano. No pior quadro estimado, as perdas para a Covid-19 podem chegar a 7.960.

A projeção brasileira só é superada pela do México (7.520), o terceiro país com mais mortes por Covid-19 no mundo. Os Estados Unidos, que se aproximam de 470 mil óbitos pela Covid-19, não integram o levantamento.

Leia na íntegra: O Globo