Falta diretriz do governo federal para conter nova variante do coronavírus, dizem especialistas

Segundo O Globo, mutação de Manaus já está presente em ao menos dez estados; Fiocruz confirmou quatro casos da nova cepa no estado do Rio

Apesar de a variante P.1 do coronavírus já estar presente em ao menos dez estados, o Ministério da Saúde não anunciou, até agora, um plano nacional de contenção da nova cepa. A pasta afirmou que “tem emitido comunicados aos estados orientando a ampliação do sequenciamento de rotina dos vírus Sars-CoV-2, o contínuo fortalecimento das atividades de controle da Covid-19 e a investigação de casos”. Não há, porém, orientação no sentido de prevenir o contágio. Só no estado do Rio, já são quatro casos da variante confirmados pela Fiocruz.

Na avaliação da epidemiologista Ethel Maciel, é “extremamente preocupante não haver uma estratégia centralizada pelo governo federal para fazer a vigilância epidemiológica dessa nova variante no Brasil”.

— Essa estratégia implica no controle de entradas e saídas nos aeroportos dos voos vindos do Amazonas e na ampliação do sequenciamento genômico das amostras nos estados brasileiros. Para isso, precisamos de financiamento para que os laboratórios públicos consigam aumentar esse sequenciamento.

Marcus Lacerda, infectologista da Fiocruz-AM, concorda que o controle de voos vindos de Manaus seria uma das maneiras de frear a disseminação da variante. Para ele, “é questão de tempo” para a nova cepa se tornar dominante no país.

Leia na íntegra: O Globo