HU-UFSC inaugura ambulatório de reabilitação para pacientes pós-internação de Covid-19 e outras especialidades

O programa de reabilitação deseja ser uma continuidade do tratamento hospitalar e acompanhamento ambulatorial, como explica a fisioterapeuta Luiza Martins Faria da unidade

O Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC/Ebserh) vai contar, a partir do dia 22 de fevereiro, com um ambulatório específico para atender pacientes após a internação no HU-UFSC e que precisam de atendimento na área de fisioterapia e educação física. Na fase inicial, o novo serviço vai receber pacientes com sequelas geradas pela Covid-19 e, nas próximas etapas, passará a atender pacientes de outras especialidades: Cirurgia Bariátrica, Transplante Hepático, Cirurgia Vascular e Cirurgia Oncológica, especialmente a Cirurgia de Câncer de Mama e Reconstrução Mamária.

A chefe da Unidade de Reabilitação e responsável técnica do ambulatório, a fisioterapeuta Luiza Martins Faria, explicou que o programa de reabilitação deseja ser uma continuidade do tratamento hospitalar e acompanhamento ambulatorial, proporcionando uma recuperação integral, com menor incidência de complicações e reinternações, além de estimular o autocuidado por meio da educação em saúde.

No caso de pacientes que tiveram Covid-19, muitas vezes apresentam alterações motoras, respiratórias, neurológicas e funcionais e o Programa de Reabilitação pretende auxiliar na restauração da saúde destes pacientes. Nestes atendimentos, a equipe contará com um profissional de Educação Física, que também acompanha os pacientes no pré e pós-operatório de cirurgia bariátrica.

“Todos os trabalhadores que fazem parte da equipe de Reabilitação do HU-UFSC/Ebserh têm o compromisso de potencializar os fatores que trazem qualidade à vida e de oferecer à população uma reabilitação com segurança, pautada nas melhores práticas baseadas em evidências”, disse Luiza Faria. De acordo com a chefe da Unidade de Reabilitação, pessoas que têm redução da funcionalidade, da força muscular dos membros e dos músculos respiratórios e redução do condicionamento cardiorrespiratório poderão receber atendimento neste ambulatório.

A chefe do Setor de Apoio Terapêutico do HU-UFSC, Cristiane Baldessar Mendez, destacou que o serviço abre uma nova frente de trabalho para a equipe. “Este serviço pretende atender a uma necessidade evidente dos pacientes e contribuir também para a área acadêmica, com a possibilidade de geração de campo para o ensino e pesquisa”, ressaltou.

O espaço foi inaugurado oficialmente nesta quinta-feira (18/02), na área do Ambulatório A, no térreo do HU, em local estruturado e equipado para assistir os pacientes que serão encaminhados pelos fisioterapeutas junto a equipe multiprofissional do hospital. O ambulatório vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

O chefe da Divisão de Apoio Diagnóstico e Terapêutico do HU-UFSC, Michel Maximiano Faraco, ressaltou o papel da Associação Amigos do Hospital Universitário (AAHU) na concretização do projeto. “A AAHU foi uma parceria fundamental, especialmente na organização e destinação das doações utilizadas na aquisição de materiais e equipamentos”, enalteceu.

Fonte: Agecom