Acompanhe aqui o debate “Economistas discutem a universidade brasileira”

Arminio Fraga, Monica de Bolle, André Lara Resende, Laura Carvalho e Esther Dweck participaram de live promovida pelo Observatório do Conhecimento

O Observatório do Conhecimento, rede que reúne associações de professores universitários, começou nesta terça-feira (23) uma série de debates online para discutir as universidades e a sociedade brasileiras. A primeira mesa de conversa reuniu os economistas Arminio Fraga (ex-presidente do Banco Central), André Lara Resende (ex-presidente do BNDES), Laura Carvalho (USP), Monica de Bolle (Peterson Institute/ John Hopkins) e Esther Dweck (UFRJ). 

A iniciativa faz parte da campanha “Educação tem Valor”, que busca difundir o papel da ciência no cotidiano da população e a importância do investimento nas instituições públicas de ensino. Serão realizados ainda outros quatro debates virtuais para discutir temas como universidade e democracia, os sistemas universitários no mundo, além de cultura e arte nas universidades. 

O tema do primeiro encontro parte da ideia de que a sociedade deve estar orientada por uma dupla perspectiva ao pensar seu orçamento: o agora e o amanhã.

Confira a programação completa das transmissões:

23/02, 17:30
Economistas pensam a universidade

Com Armínio Fraga (ex-presidente do Banco Central), André Lara Resende (ex-presidente do BNDES), Laura Carvalho (USP), Esther Dweck (UFRJ) e Monica de Bolle (Peterson Institute/ John Hopkins).

25/02, 17:00
Universidade e Democracia

Com Daniel Tourinho Peres (UFBA) , Lilia Schwarcz (USP), Tatiana Roque (UFRJ), Pedro Kelson (Pacto pela Democracia) e Thiago Amparo (FGV).

02/03, 17:00
Sistemas Universitários no Mundo

Com Janaina Silveira (Radar China), Naomar de Almeida Filho (UFBA), Ricardo Terra (USP) e Rossana de Souza e Silva (Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras).

04/03, 17:00
Universidade, Cultura e Arte

Com Marcos Nogueira (UFRJ), Meran Vargens (UFBA), Patrick Pessoa (UFF) e Sônia Salzstein (USP).