“Conhecimento científico e educação devem ser colocados no centro das questões nacionais”, alertam ex-ministros em manifesto

Em evento virtual, onze ex-ministros da CT&I lançaram na manhã desta terça-feira, 2 de março, o manifesto “Em defesa da Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação no País”

Onze ex-ministros da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) lançaram nesta terça-feira, 2 de março, o manifesto “Em defesa da Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação no País” em evento virtual transmitido pelo canal da SBPC no YouTube. No documento, eles alertam que o conhecimento científico e a educação devem ser colocados no centro das questões nacionais e revalorizados como alavancas para o crescimento econômico, reindustrialização e redução da pobreza, buscando uma economia ambientalmente sustentável e solidária. O evento virtual, que teve apoio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), contou com a participação de representantes da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

Os ex-ministros destacam a grave crise e ameaça de desmonte das instituições ligadas ao Sistema Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação (SNCTI). O momento requer visão de longo prazo e avanço urgente dos investimentos públicos e empresariais em CT&I, afirmam.

No documento, eles manifestam grande preocupação com os cortes previstos no orçamento de 2021 do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) – o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para este ano, que está para ser votado, apresenta uma queda de cerca de 26% em relação às despesas autorizadas em 2020. Também apontam a importância dos parlamentares derrubarem os vetos presidenciais na Lei Complementar nº 177, que trata dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), principal fonte de financiamento do setor.

Assinam o manifesto os ex-ministros José Goldemberg, José Israel Vargas, Luiz Carlos Bresser-Pereira, Ronaldo Sardenberg, Roberto Amaral, Sergio Machado Rezende, Aloizio Mercadante, Marco Antonio Raupp, Clélio Campolina, Aldo Rebelo e Celso Pansera.

Leia na íntegra, no Jornal da Ciência