Prêmio Propesq – Mulheres na Ciência abre inscrições nesta segunda-feira, dia 8 de março

Podem se inscrever mulheres pesquisadoras pertencentes ao quadro permanente da UFSC cujo trabalho de pesquisa tenha contribuído de forma significativa para o avanço científico

O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, marca o início do período de inscrições da premiação da Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), voltada à visibilidade das mulheres cientistas da instituição. O Prêmio Propesq – Mulheres na Ciência se destina a inspirar a comunidade científica interna e externa nas diferentes áreas do conhecimento e contribuir para diminuir a assimetria de gênero na ciência.

> Clique AQUI para conferir o edital

As inscrições serão realizadas através do portal de atendimento institucional (PAI) disponível no endereço premiospropesq.ufsc.br, entre os dias 8 de março e 8 de junho. Poderão propor indicações para o prêmio: a própria interessada em concorrer; departamentos ou programas de pós-graduação da UFSC; e ex-orientados ou orientandos da pesquisadora.

A honraria será outorgado a mulheres pesquisadoras pertencente ao quadro permanente da UFSC cujo trabalho de pesquisa tenha contribuído de forma significativa para o avanço científico. A condecoração será concedida em três categorias: Júnior, Plena e Sênior:

Categoria Júnior: concedida para pesquisadoras ingressaram no quadro permanente da UFSC após 31/12/2013.
Categoria Plena: concedida para pesquisadoras ingressaram no quadro permanente da UFSC entre 31/12/2000 e 31/12/2013.
Categoria Sênior: concedida para mulheres que ingressaram no quadro permanente da UFSC antes de 31/12/2000.

De acordo com o edital, o prêmio terá periodicidade anual e será outorgado para apenas uma pesquisadora em cada categoria, em cada uma das três grandes áreas do conhecimento: Humanidades, Vida, Exatas e da Terra. A premiação consiste de um diploma e de um vídeo realizado pela Agência de Comunicação da Universidade (Agecom/UFSC) para divulgação científica, a ser veiculado em canais de comunicação, compondo a Galeria de Destaques na Ciência da Propesq.

> Confira o cronograma:

ATIVIDADEDATA
Período de inscrições
(Portal de Atendimento Institucional)
De 08/03/2021 a 08/06/2021
Seleção pela Comissão JulgadoraJulho de 2021 (a confirmar)
Divulgação das selecionadasJulho de 2021 (a confirmar)
Gravação do vídeo (produção presencial)A partir de agosto de 2021 (a depender do status da pandemia, podendo ser adiada)
Cerimônia de entrega do prêmio11 de fevereiro de 2022

Fonte: Agecom