Escolas não deveriam abrir com os altos índices da covid-19, dizem pesquisadores

Pesquisadores do Observatório Covid-19 BR divulgam nota técnica recomendando que as escolas permaneçam fechadas até que a pandemia seja controlada no País, indica Jornal da USP


Mesmo com o aumento generalizado de casos de covid-19 no Brasil, governos estaduais e municipais têm hesitado em fechar as escolas. Uma nota técnica do Observatório Covid-19 BR, lançada nesta terça, 9 de março, defende que as aulas presenciais sejam suspensas nesse momento. Segundo os pesquisadores, o risco de transmissão nas comunidades escolares é alto, em especial porque envolve interações entre grupos de pessoas por tempo prolongado e em ambientes fechados. “Além disso, a grande maioria dos alunos, professores e funcionários depende de transporte coletivo para o trajeto de casa para as escolas”, diz a nota. “Ademais, na maioria das escolas públicas, não foram disponibilizadas condições estruturais e funcionais para que as medidas de proteção sejam plenamente seguidas.”

“Nossa proposta é de políticas que preservem a vida e garantam a educação. O compromisso com a vida exige que, nesse momento de plena ascensão de casos de covid-19 no País, haja um lockdown estrito e que as escolas tenham seu funcionamento presencial interrompido. Mas a educação formal deve continuar a ser oferecida aos estudantes, assim como a atenção básica aos estudantes e suas famílias, voltada aos problemas causados pela suspensão das aulas presenciais”, conclui a nota.

O Observatório Covid-19 BR é uma rede de 85 pesquisadores associados a 28 instituições nacionais e internacionais, entre elas USP, Unesp, Unicamp, Fiocruz, UFABC, Universidade de Berkeley e Universidade da Califórnia, que monitora o desenvolvimento da pandemia no Brasil em 27 Estados. Leia a nota na íntegra e assista aos comentários da educadora Janaína Maudonnet.

Confira aqui a nota na íntegra

Fonte: Jornal da USP