Vice-reitoria: UFSC já tem os candidatos para compor a lista tríplice

Escolha será feita pelo CUn, em votação secreta e virtual, e os três nomes mais votados serão encaminhados ao reitor para decisão

As inscrições dos candidatos para compor a lista tríplice para o cargo de vice-reitor(a) da UFSC foram homologadas nesta segunda-feira (15). Estão inscritos os professores Alexandre Verzani NogueiraCátia Regina Silva de Carvalho Pinto e Edmilson Rampazzo Klen, em ordem alfabética.

A escolha será feita pelo Conselho Universitário, em uma votação secreta e virtual, e os três nomes mais votados serão encaminhados ao reitor para decisão. O processo é coordenado pela comissão criada em sessão ordinária do CUn em 23 de fevereiro.

A mudança em um dos maiores cargos da UFSC gerou um debate entre representantes da comunidade universitária no início do ano. No encerramento das atividades de 2020, foi anunciado o convite para que a professora Cátia Regina Silva de Carvalho Pinto assumisse a vice-reitoria sem consulta prévia no Conselho Universitário. Diante dos questionamentos, a reitoria retomou a condução do processo. 

O presidente da Apufsc, Bebeto Marques, já havia ressaltado em janeiro a necessidade de transparência e cuidados com a segurança jurídica. A questão foi tratada em um parecer da área jurídica do sindicato, que foi entregue à reitoria.

A Apufsc continua acompanhando o processo e, de acordo com Bebeto, ainda tem dúvidas sobre como se dará a nomeação. “Nossa avaliação é de que a escolha é prerrogativa do presidente da república, que delega ao ministro, que, por sua vez, delega ao reitor. Esperamos que não haja nenhum problema nesse trâmite para que se evite uma crise institucional desnecessária, porque a reitoria poderia continuar com esse cargo vago, sendo nomeado algum pró-reitor quando necessário. Mas quem tem atribuição para julgar é o Conselho Universitário. Queremos o melhor para a UFSC.”