Decisão sobre lockdown em SC será discutida por técnicos da Saúde nesta quarta-feira

Encontro ocorre virtualmente às 14h; não há definição sobre como será conduzida a reunião

A decisão sobre o lockdown de 14 dias em Santa Catarina será discutida por integrantes do Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes) nesta quarta-feira, 17, data em que encerra o prazo determinado pela Justiça para que o grupo defina se implementa ou não as regras mais rígidas de enfrentamento à pandemia no Estado. A reunião foi marcada para as 14h e ocorre no formato virtual. 

A decisão proferida pelo juiz Jefferson Zanini, da 2ª Vara da Fazenda Pública de Florianópolis na última segunda-feira, 15, determina que os pedidos de lockdown sejam avaliados pelo Coes, que é o grupo montado dentro do governo catarinense e formado por técnicos e órgãos internos da Secretaria de Saúde. O que for decidido no Coes, de acordo com a sentença, precisa ser cumprido pelo governo. 

A PGE, por sua vez, protocolou recurso nesta terça-feira, 16, contra a decisão da Justiça, conforme publicou o colunista Ânderson Silva. O órgão sustenta que a sentença “causa grave lesão à ordem administrativa” ao colocar sobre o Coes a responsabilidade das definições de fechamento. 

Se a Justiça negar o pedido do Estado, os integrantes do Coes, que até então eram responsáveis apenas por recomendar portarias e decisões, terão que definir as regras que vão nortear a abertura ou o fechamento das atividades por, pelo menos, duas semanas. Se o recurso não for julgado até esta quarta, a decisão também cabe ao Coes.

Por conta do recurso da PGE, ainda não há definição sobre como será conduzido o debate, segundo informações da SES ao Diário Catarinense.

Leia na íntegra: NSC