Proifes lamenta morte do professor Milton Muniz

O professor Nilton Brandão, presidente do Proifes-Federação lamentou nesta segunda-feira o falecimento do professor Milton Muniz no último domingo. Confira a nota enviada à Apufsc:

É com imenso pesar que o PROIFES-Federação recebeu neste domingo, 28 de março de 2021, a trágica notícia da perda irreparável do professor Milton Muniz, docente aposentado do Departamento de Biologia Celular, Embriologia e Genética da Universidade Federal de Santa Catarina, levado, assim como milhares de brasileiros e brasileiras, pela trágica pandemia de Covid-19 que a tantas famílias enluta em todo o país e no mundo.

Milton Muniz foi uma das lideranças mais proeminentes, em seu sindicato e a nível nacional, do Novo Movimento Docente, que desde o início deste século renovou o modo de fazer e a orientação do sindicalismo dos professores e professoras federais no Brasil.

Em 2004 o Professor Muniz foi um entusiasta da fundação do PROIFES, sendo sempre sua expressão maior em Santa Catarina, onde participou ativamente da transformação da APUFSC-Sindical em um sindicato estadual autônomo, defensor que era da ideia de um movimento nacional de docentes de caráter federativo, liderado pelo PROIFES-Federação.

Em 2017, na condição de liderança dos professores aposentados da UFSC, foi homenageado no Encontro Nacional de Aposentados organizado em conjunto pelo PROIFES-Federação e pela APUFSC-Sindical, como retribuição e reconhecimento por sua imensurável contribuição na luta em prol da educação pública e dos e das docentes federais.

O PROIFES-Federação lamenta profundamente a irreparável perda, e estende seus sentimentos ao luto de sua família, amigos e colegas, e de todo o movimento docente nacional, ressaltando que Milton Muniz permanecerá inesquecível nas memórias de todos e todas que, como nós, tiveram a grande honra de com ele conviver.