No Rio, depois da segurança, prioridade será vacinar 300 mil profissionais da educação básica

Como indicam O Dia e Estadão, outros cinco Estados também fizeram ajustes nos planos de vacinação para incluírem os professores

O governador em exercício do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, anuncia nesta terça-feira, 30, o plano de imunização contra a covid-19 das forças de segurança do Rio de Janeiro – como policiais e bombeiros militares, em razão do risco de contágio ao qual os agentes estão submetidos. O próximo passo, afirmam fontes, é priorizar a vacinação dos professores e demais profissionais de educação básica do estado, o que alcança, ao todo, 300 mil educadores – das redes estadual e municipais e do setor privado.

Outros cinco Estados brasileiros realizaram ajustes nos planejamentos da vacinação contra o coronavírus para passarem a incluir categorias específicas, como professores e profissionais da segurança pública. Em São Paulo, o anúncio por parte do governador João Doria (PSDB) ocorreu na semana passada e a aplicação das doses nesses públicos deve começar a acontecer em abril. Pará, Amazonas, Goiás e Espírito Santo tomaram decisões similares.

Mobilizações em outros Estados

Ao longo da última semana, os governadores Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, Fátima Bezerra (PT), do Rio Grande do Norte, e Eduardo Leite (PSDB), do Rio Grande do Sul, destacaram a importância de incluir professores no calendário de vacinação. O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), afirmou que pretende incluir na próxima etapa de imunização cerca de 50 mil trabalhadores da educação.

Em Roraima, o governo estadual vem articulando medidas com o Ministério da Saúde para garantir a vacinação dos profissionais da segurança pública até o final de abril. No Piauí, no dia 31 deste mês, a pauta será tema de uma reunião entre representantes das Secretarias de Saúde Municipais e Estadual.

Leia na íntegra: O Dia e Estadão