Programa de Formação Continuada da UFSC promove palestra para discutir métodos de Aprendizagem Ativa e Colaborativa

Evento ocorre na quarta-feira (14), a partir das 17h, com a participação do professor da universidade de Brasília e pesquisador da área, Ricardo Fragelli

O Programa de Formação Continuada (PROFOR) da UFSC promove na quarta-feira (14), a partir das 17h, a palestra “Aprendizagem ativa e colaborativa: para além do conteúdo”, com a participação do professor da Universidade de Brasília (Unb), Ricardo Fragelli. A webconferência será transmitida ao vivo pelo canal do Youtube do PROFOR.

O evento vai discutir as metodologias ativas como um caminho profícuo para a aprendizagem, dando especial destaque a três métodos: Rei e Rainha da derivada, Summaê e Trezentos. Defende a criação de ambientes de aprendizagem baseados na colaboração e apresenta um panorama educacional de integração e aprendizagem significativa, com mais solidariedade e menos reprovação. Esses métodos foram premiados nacionalmente e são utilizados por diversas Instituições pelo país e em várias áreas do conhecimento, desde a Educação Básica à Pós-Graduação, nas modalidades presencial e EaD.

Fragelli é docente dos cursos de Engenharia da UnB Gama, do Mestrado Profissional em Matemática e do Programa de Pós-graduação em Design, onde orienta trabalhos na área de design educacional. Ele já recebeu onze prêmios nacionais pelas pesquisas que desenvolve em sistemas inteligentes e adaptativos aplicados à educação, design educacional, técnicas e métodos educacionais baseados em aprendizagem ativa e colaborativa.

Haverá certificação para os docentes que assinarem a lista de frequência no dia da palestra.

Com informações do PROFOR