Apufsc participa de Conferência Nacional Popular de Educação

Encontro debateu a defesa da educação pública; edição nacional deve ocorrer no ano que vem

A Apufsc participou na última semana de encontro regional da Conferência Nacional Popular de Educação (Conape). A iniciativa trouxe para o centro dos debates questões relacionadas à educação e à democracia no país.

“Encontros como esse são importantes para juntar entidades e pessoas preocupadas com o setor diante do desmonte da educação no país”, afirma o vice-presidente da Apufsc, Camilo Buss Araújo. Para ele, a Conape é um passo para que haja articulação e o fortalecimento entre instituições e organizações ligadas à educação. “É uma oportunidade para que as pessoas possam se conhecer, trocar ideias e articular uma luta conjunta contra o desmonte. Essas reuniões agregam pessoas e mobilizam as bases nacionalmente”, complementa.

A ação da última semana reuniu políticos e lideranças da educação no estado. A Conape é organizada pelo Fórum Estadual Popular de Educação de Santa Catarina (FEPE-SC). Em junho, deverá ocorrer outro encontro, em âmbito estadual, com o tema “Reconstruir o país: a retomada do Estado democrático de DIREITO e a defesa da educação pública, com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos/as”.

A etapa nacional está prevista para o primeiro semestre de 2022.

::: Confira outras informações.