Apufsc participa de evento da Prograd para discutir o ensino remoto

Vice-presidente da Apufsc, Camilo Buss Araújo, defendeu articulação nacional para barrar a reforma administrativa e em defesa das universidades públicas

A Apufsc-Sindical participou nesta quinta-feira (6) do 1º Seminário Prograd: o ensino remoto emergencial na UFSC. O evento, que começou no dia 4 de maio e ocorreu totalmente online, discutiu as atividades pedagógicas não presenciais na instituição, com palestras e mesas sobre o tema. 

Representantes do Sindicato dos Trabalhadores da UFSC (Sintufsc) e do Diretório Central de Estudantes (DCE) também participaram do encontro.

O vice-presidente da Apufsc, Camilo Buss Araújo, falou sobre os desafios do ensino remoto para os docentes e defendeu uma articulação nacional para barrar a reforma administrativa e em defesa das universidades públicas. 

“No meio a todas as dificuldades que nós temos em relação às atividades pedagógicas não presenciais, ao ensino remoto, a gente tem uma conjuntura política que coloca os serviços públicos e os servidores públicos como inimigos públicos. E esse é um ponto que é fundamental dentro desse contexto que torna a nossa situação ainda mais dramática”, salienta.

Camilo citou que, além da proposta do governo que acaba com a estabilidade de parte dos servidores públicos, as universidades também vem enfrentando um “estrangulamento financeiro”. Ele ressaltou a importância das iniciativas do sindicato para reverter o cenário, citando como exemplo as articulações em conjunto com outras entidades ligadas à UFSC e estaduais, e os ciclos de debates nos centros para discutir e esclarecer aspectos da Reforma Administrativa com a comunidade.

“A gente está junto com o Sintufsc e DCE no comitê da vacina. A gente tem representação junto com o Sintufsc e outros sindicatos de Santa Catarina num grupo contra a reforma administrativa e tentando fazer ações. Estamos nos mobilizando da forma que é possível nesse momento para tentar, minimamente, lutar contra tudo que se projeta contra os serviços públicos e contra as universidades,” complementou.

Assista à íntegra do encontro: https://youtu.be/5rwpt2ZK1JE