Ex-coordenadores de Pacto pela Alfabetização e servidores do Inep criticam ‘censura’ a estudo com impactos positivos da política

‘Falta de divulgação de dados sobre as políticas públicas significa a negação do direito ao acesso à informação e dificulta a realização de avaliações consistentes’, afirmam os ex-coordenadores, como aponta G1

Uma carta divulgada nesta segunda-feira (10) por ex-coordenadores do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) critica a decisão do governo de não tornar público um estudo que traz evidências de resultados positivos da política, lançada em 2012.

Apesar de ter seguido os ritos previstos e ter obtido avaliação positiva, o documento não foi publicado dentro do prazo previsto. Um novo comitê foi proposto pelo governo para avaliar as publicações.

“Repudiamos veementemente a censura do artigo e alertamos que a falta de divulgação de dados sobre as políticas públicas significa a negação do direito ao acesso à informação e dificulta a realização de avaliações consistentes para o planejamento de outras políticas públicas”, escrevem os ex-coordenadores do Pnaic, ligados a 16 universidades federais e 3 estaduais.

O Pnaic dava formação continuada a professores de alfabetização em regime de colaboração entre a União, estados e municípios, por meio de universidades federais. A ideia era capacitá-los a adotar ferramentas adequadas que auxiliassem as crianças durante o processo de aprendizagem de leitura e escrita.

Leia na íntegra: G1