Professores devem ser os próximos a receber a vacina contra a Covid-19 em SC

Profissionais da educação infantil serão os primeiros a receber as doses; apesar da prioridade, ainda não há data para o início da imunização dos professores, mostra ND

Os professores devem ser os próximos a serem imunizados contra a Covid-19 em Santa Catarina. O anúncio foi feito pelo governador Carlos Moisés durante reunião com o colegiado estadual na manhã desta quarta-feira, 12.

No encontro, ele sinalizou que pretende priorizar a vacinação dos profissionais da Educação dentro do próximo grupo prioritário. De acordo com o Censo Escolar (Inep), a estimativa é que 195 mil professores e demais profissionais das instituições de ensino Básico e Superior poderão ser imunizados.

Moisés disse, ainda, que a iniciativa é um reconhecimento ao esforço dos professores para manter o ensino e o ano letivo em dia, mesmo durante a pandemia. “Nós entendemos a necessidade e a importância da inclusão dos educadores no programa de imunização para que tenhamos ainda mais segurança”, frisou.

Já o secretário de Estado da Educação, Luiz Fernando Vampiro, afirma que a inclusão dos profissionais da área entre os grupos prioritários de vacinação é importante para dar continuidade ao atendimento presencial dos estudantes.

Ele também explica sobre os critérios utilizados para elaboração do Plano de Vacinação, com preferência aos profissionais que atuam com crianças que têm maior dificuldade de seguir os regramentos sanitários, principalmente o uso de máscaras e o distanciamento social. Por isso, foi elaborado um cadastro dos profissionais, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação e da Federação Catarinense de Municípios.

Leia na íntegra: ND