No Recife, audiência pública discute o contingenciamento de verbas na UFPE e UFRPE

Proposta pela vereadora Cida Pedrosa (PC do B), o evento será realizado na próxima quarta-feira (2) e terá transmissão pelo YouTube, conforme Folha de Pernambuco

A Câmara de Vereadores do Recife discutirá, no próximo dia 02 de junho, a partir das 15h, o contingenciamento de verbas das universidades Federal e Federal Rural de Pernambuco, que correm o risco de suspender as atividades em setembro deste ano. Haverá transmissão ao vivo da audiência através do canal no YouTube da Câmara Municipal do Recife.

Proposta pela vereadora Cida Pedrosa (PC do B), audiência contará com a participação dos reitores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Alfredo Gomes, da Universidade Federal Rural de PE (UFRPE), Marcelo Carneiro Leão; do presidente da UNE, Iago Montalvão; da presidenta da Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG), Flávia Calé; e de Lúcia Melo, membro da Academia Pernambucana de Ciências. 

No dia 14 deste mês, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) emitiu uma nota afirmando que o orçamento liberado pelo Ministério da Educação (MEC) não seria suficiente para manter o funcionamento da instituição até o fim de 2021. Para comparação, o valor enviado para universidades federais no ano de 2020 foi R$ 1 bilhão maior que o recebido pelas instituições em 2021. De acordo com a UFPE, o orçamento de 2021 é o menor da última década e impossibilita a manutenção das atividades na universidade. 

Leia na íntegra: Folha de Pernambuco