Novo observatório vai monitorar liberdade de divulgar pensamento científico

Criado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, observatório pretende acompanhar casos que atentem contra liberdade de expressão de professores e pesquisadores brasileiros, ressalta Jornal da USP

Com a missão de registrar e encaminhar às autoridades competentes qualquer atentado à liberdade de expressão e à liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento científico, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) lança na próxima segunda-feira, dia 21 de junho, às 10 horas, o Observatório Pesquisa, Ciência e Liberdade. Será possível acompanhar a transmissão pela página do Jornal da USP.

O evento terá a participação dos integrantes de sua Comissão e de representantes de instituições parceiras na iniciativa: Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Centro de Análise da Liberdade e do Autoritarismo (LAUT), Comissão Arns, Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), Observatório do Conhecimento, Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) e das Ciências Sociais Articuladas. Também participam o presidente e vice-presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira e Fernanda Sobral.

O observatório terá uma plataforma onde será possível encontrar manifestações da entidade e materiais diversos relacionados ao tema, incluindo notícias, artigos, debates e vídeos.

Leia na íntegra: Jornal da USP