Livros didáticos: após meses ‘no escuro’, editoras dizem que MEC vai esclarecer como selecionará obras usadas na escola pública

Desde começo do ano, governo não respondia dúvidas sobre o edital para 2023 do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Segundo entidades, ministério fez agora promessa de nota técnica. Entenda como funciona a seleção dos títulos para o ensino público, destaca o portal G1

Duas entidades relacionadas ao desenvolvimento de livros didáticos usados no ensino público brasileiro disseram que o Ministério da Educação (MEC) reapareceu, após meses em silêncio, e afirmou que vai tirar dúvidas a respeito das obras que poderão ser usadas nas escolas em 2023.

Segundo a Associação Brasileira de Editores e Produtores de Conteúdo e Tecnologia Educacional (Abrelivros) e a Associação Brasileira dos Autores de Livros Educativos (Abrale), o edital do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), publicado no início do ano, trazia contradições e lacunas que inviabilizavam a produção das obras para alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

Esses estudantes corriam o risco de estudar com material desatualizado em 2023, sem a menção a acontecimentos importantes, como a pandemia de Covid-19.

G1 procura o governo há uma semana para esclarecimentos sobre o caso, mas não recebeu resposta até a última atualização desta reportagem.

Leia na íntegra: G1