UFBA se manifesta sobre ‘Reuni Digital’ e classifica proposta do MEC como ‘desmonte no sistema de ensino’

‘Reuni Digital’ foi divulgado em abril de 2020 e visa a ampliar em 40% o número de vagas no sistema público de ensino superior. Universidade, no entanto, afirmou que proposta ‘sucatearia’ a infraestrutura das instituições e que qualidade no ensino deve ser mantida, informa o portal G1

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) emitiu uma nota nesta quarta-feira (23) se manifestando de forma contrária à aplicação do “Reuni Digital”, projeto do Ministério da Educação (MEC) que visa cumprir 12 metas do Plano Nacional de Educação (PNE) e ampliar o número de vagas na instituição.

Uma das metas do PNE pretende elevar a taxa bruta de matrícula na educação superior para 50% e a taxa líquida para 33% da população de 18 a 24 anos, e ampliar em 40% o número de novas matrículas no segmento público. Na visão da universidade, porém, este aumento exponencial de vagas não garante melhores condições para as já existentes.

Assinado pelo reitor João Carlos Salles, o documento afirma que foi feito um estudo técnico e constatou que não há garantia de recursos de investimento e de custeio para o sistema das universidades federais e isso implicaria no “sucateamento” da infraestrutura, além de comprometer o apoio aos estudantes já matriculados.

Leia na íntegra: G1