Em audiência pública na Alesc, sindicatos debatem articulações contra a reforma administrativa

PEC foi tema de encontro nesta quinta-feira (24); presidente da Apufsc, Bebeto Marques, esteve entre os participantes

Uma audiência pública com a participação de diversos sindicatos, incluindo a Apufsc, foi realizada nesta quinta-feira (24), na Assembleia Legislativa de SC, para debater a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/2020, que tramita na Câmara dos Deputados, em Brasília. Entre os encaminhamentos do encontro estiveram: um dia sem atividades dos servidores públicos, a inclusão da defesa dos serviços públicos no Fórum Parlamentar pelo Fortalecimento das Empresas Públicas e a Frente Mista em Defesa da Soberania Nacional, a realização de uma plenária com os sindicatos de todas as categorias dos servidores, e a unificação da comunicação e campanhas de esclarecimentos.

Promovida pela Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Assembleia, por requerimento da deputada Luciane Carminatti (PT), o evento classificou a PEC como uma ação neoliberal de desmonte do estado. A deputada avaliou a audiência como extremamente importante para os servidores públicos, envolvendo diferentes setores dos servidores e trouxe conhecimento e informações sobre a PEC, que vai afetar não apenas o servidor público diretamente, mas toda população como um todo. “Que é quem mais precisa dos serviços de saúde, educação e segurança pública. Primeiro temos que conhecer o conteúdo, os riscos da aprovação desta PEC para nossas vidas e neste sentido, a audiência foi bem importante”.

O presidente da Apufsc, Carlos Alberto Marques, criticou a reforma trabalhista, enfatizando que em vez de promover mais emprego resultou em mais de 14 milhões de desempregados. “Países como os EUA e na Europa que antes defendiam o Estado mínimo estão voltando a reestatização dos serviços públicos”.

Leia na íntegra: Agência AL