Confira como fazer a prova de vida sem ir ao banco

O Portal do Servidor do Governo Federal disponibilizou o passo a passo para a prova de vida on-line

A prova de vida é realizada por meio da validação facial. Para isso é necessário criar uma conta no site gov.br e depois baixar dois aplicativos em seu celular: Sou Gov.br e Meu Gov.br

Com os aplicativos instalados, siga o passo a passo:

1º PASSO

Acesse o aplicativo SouGov.br e, na página inicial, clique nas linhas ao lado do nome SouGov.br e depois na opção “Prova de Vida” para saber se a sua situação está “Regular, “Pendente” ou “Em Atraso”:

2º PASSO

Podem aparecer três situações na tela:

Regular: significa que você não precisará realizar o procedimento de comprovação da Prova de Vida. 

Pendente: significa que você está dentro do ciclo, de três meses, para realizar a Prova de Vida. Clique em “Instruções para Prova de Vida” para iniciar o procedimento. 

Em Atraso: significa que você ultrapassou o período de três meses para realizar a Prova de Vida, mas é possível fazer o procedimento mesmo assim. Clique em “Instruções para Prova de Vida” para iniciar o procedimento.

3º PASSO

Leia com atenção as orientações e depois clique em “Entendi! Abrir Meu gov.br”, para  ser direcionado para o aplicativo Meu gov.br

4º PASSO

No aplicativo “Meu gov.br”, clique em “Entrar com gov.br”. Digite o seu CPF e clique em “Avançar”, em seguida, digite sua senha e clique em “Entrar”:

5º PASSO

Clique em “Autorizar” e depois em “Realizar Validação”:

6º PASSO

Clique em “Permitir”:

7º PASSO

Siga o tutorial ou clique em “Pular”:

8º PASSO

Siga as instruções do aplicativo para realizar a Validação Facial e depois clique no botão marcado para tirar foto:

9º PASSO

Após receber a mensagem de sucesso da Validação Facial, volte ao aplicativo SouGov.br para consultar a situação da sua Prova de Vida:

Fonte: Governo Federal