Após perder o pai para Covid-19, professor da UFSC pede suspensão da prova de vida do INSS

Gelson de Albuquerque e o irmão entraram com representação no Ministério Público Federal pedindo a suspensão durante a pandemia, informa o NSC Total

Um professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, entrou com uma representação no Ministério Público Federal (MPF) para pedir a suspensão imediata da prova de vida do INSS durante a pandemia. A medida foi tomada por Gelson de Albuquerque após perder o pai para a Covid-19.

Segundo o Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina (Apufsc), que divulgou a história nesta semana, os pais do professor foram diagnosticados com Covid-19 poucos dias após irem ao banco para realizar a prova de vida do INSS.

Telmo de Albuquerque, de 85 anos, morreu no último dia 24, enquanto a esposa, Vanir Terezinha de Albuquerque, de 82 anos, permanece internada no hospital com coronavírus.

– É inaceitável que, em plena pandemia, o governo faça 36 milhões de brasileiros frequentarem bancos, que são ambientes totalmente fechados, lotados, para fazer uma prova de vida que poderia ser realizada de qualquer outra maneira – defende o professor aposentado do Departamento de Enfermagem da UFSC.

Leia na íntegra: NSC Total