Nota de Pesar: falece o professor Adair Roberto Soares dos Santos, do Centro de Ciências Biológicas

Ele era professor efetivo na UFSC desde 2002

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) comunica, com imenso pesar, o falecimento do professor do Centro de Ciências Biológicas (CCB), Adair Roberto Soares dos Santos. O professor faleceu nesta terça-feira, 6 de julho, de um infarto. Ele tinha 52 anos.

O professor Adair recebeu seu primeiro título, sua Graduação em Farmácia-Análises Clínicas pela UFSC em 1992, e foi na UFSC também que ele concluiu seu mestrado, em 1995, e doutorado em 2000, pelo Programa de Pós-Graduação em Farmacologia da UFSC.

A UFSC se tornou seu local de trabalho, como professor efetivo, a partir de sua nomeação em agosto de 2002. Desde então, foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Neurociências, chefe e vice-chefe do Departamento de Ciências Fisiológicas. Atualmente destacava-se como pesquisador do CCB, em nível de produtividade 1B no CNPq, atuando em seu departamento e nos programas de pós-graduação em Neurociências; Multicêntrico em Ciências Fisiológicas (ambos na UFSC); no Programa de Pós-Graduação em Bioquímica e Farmacologia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e como colaborador no Programa de Pós-Graduação em Farmacologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Era especialista em pesquisa da dor e da inflamação, atuava como coordenador do Laboratório de Neurobiologia da Dor e Inflamação (Landi), no CCB. Seus colegas destacam sua carreira notável como pesquisador, e como ele era uma pessoa amável, amiga, que partiu precocemente, de uma maneira muito repentina.

Uma cerimônia em sua memória ocorrerá na quarta-feira, dia 7 de julho às 15h no Crematório Vaticano, em São José (Rua Antônio Jovita Duarte, 9203, Forquilhinha).

A UFSC e os tantos colegas e alunos do professor Adair se solidarizam com sua família neste momento de dor.

Fonte: Notícias UFSC