SBPC celebra nesta quinta Dia Nacional da Ciência com painel sobre desafios do setor no Brasil

Com participação de parlamentares e entidades científicas, o evento será transmitido às 10h pelo canal da SBPC no YouTube. Além do painel, a SBPC apoiará a divulgação dos eventos relacionados às celebrações realizados por Sociedades Científicas afiliadas, universidades e demais instituições e organizações, destaca o Jornal da Ciência

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) celebrará nesta quinta-feira, 8 de julho, o Dia Nacional da Ciência e o Dia Nacional do Pesquisador com a realização do painel online “Os desafios atuais da ciência no Brasil”. O evento será transmitido pelo canal da SBPC no YouTube, a partir das 10h.

O evento abordará como governo e a comunidade científica, tecnológica e acadêmica nacionais podem contribuir para os assuntos mais pungentes no País atualmente. Entre os temas a serem abordados na sessão, estão os recursos para CT&I, o Meio Ambiente, a Liberdade de Pesquisa, a Educação, a Saúde e a crise sanitária provocada pela pandemia de covid-19, e as ameaças às populações Indígenas e Quilombolas.

O painel contará com a participação de parlamentares e de representantes de entidades da área de CT&I, como Academia Brasileira de Ciências (ABC), Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies), Academia Nacional de Medicina (AMN), Iniciativa para Ciência e Tecnologia no Parlamento (ICTP.br), Associação Brasileira de Saúde (Abrasco), Comissão de Defesa dos Direitos Humanos Dom Paulo Evaristo Arns (Comissão Arns), Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Centrais Sindicais, entre outros.

A criação das leis que celebram o Dia Nacional da Ciência (Lei nº 10.221, de 18 de abril de 2001) e o Dia Nacional do Pesquisador (Lei nº 11.807, de 13 de novembro de 2008) são homenagens à data em que a SBPC foi fundada, em 8 de julho de 1948, em São Paulo.

Além do painel, a SBPC apoiará a divulgação dos eventos relacionados às celebrações realizados por Sociedades Científicas afiliadas, universidades e demais instituições e organizações. Para tanto, solicita que as entidades enviem notas e cards para redes sociais com as informações de seus eventos para o e-mail: comunicaçã[email protected].

Serviço

Painel: “Os desafios atuais da ciência no Brasil”
Data: 08/07/2021
Horário: 10h
Local: Canal da SBPC no YouTube