Cientistas querem um novo projeto de Brasil

Em painel online promovido pela SBPC em 8 de julho, em comemoração ao Dia Nacional da Ciência e o Dia Nacional do Pesquisador, parlamentares e membros destacados da comunidade científica e acadêmica alertaram para o desmonte e pediram o resgate da CT&I, Educação, Meio Ambiente, Direitos Humanos e Saúde, informa o Jornal da Ciência

Cortes orçamentários, negacionismos, desmonte de políticas públicas, ações mal planejadas. A longa lista de desafios dos profissionais da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) brasileira foi tema do painel virtual promovido pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) na última quinta-feira, 8 de julho. O evento celebrou o Dia Nacional da Ciência e o Dia Nacional do Pesquisador, criados por ocasião do aniversário de fundação da SBPC, em 1948.

Intitulado “Os desafios atuais da ciência no Brasil”, o painel reuniu parlamentares, cientistas, pesquisadores e representantes das instituições científicas e acadêmicas para debater as dificuldades enfrentadas nas áreas de CT&I, Meio Ambiente, Liberdade de Pesquisa, Educação, Saúde e a crise sanitária provocada pela pandemia de covid-19, além das ameaças às populações Indígenas e Quilombolas.

O atual presidente da entidade, Ildeu de Castro Moreira, apresentou o evento lembrando que a SBPC, que reúne 165 entidades científicas de todas as áreas do conhecimento, luta há 73 anos pela ciência, pela democracia e pelos direitos humanos. Ele registrou o pesar pelos mais de 520 mil brasileiros e brasileiras mortos pela covid-19 e afirmou que “essa tragédia poderia ser muito menor, se não houvesse um negacionismo orquestrado do uso da ciência e dos cuidados sanitários, aquisição e distribuição de vacinas”.

Leia na íntegra: Jornal da Ciência