Universidade pública do Brasil é a 5ª melhor em ranking da América Latina

Reitora aponta que cortes no orçamento ameaçam a boa classificação da instituição no ranking elaborado pela publicação inglesa Times Higher Education, destaca o Correio Braziliense

O posto de quinta melhor universidade da América Latina permanece ocupado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – que também foi classificada como a terceira melhor instituição de ensino superior e a melhor federal do Brasil. O ranking foi elaborado pela publicação inglesa Times Higher Education (THE) – vinculada ao jornal The Times.

Em comparação com a avaliação do ano passado, a UFMG apresentou evolução no segmento de pesquisa, com aumento da pontuação de 83,7 para 85,5. Já a área de ensino, na classificação, saiu de 90,3, em 2020, e atingiu 91,6 este ano.

Apesar da boa perspectiva, a reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida, avalia que o desempenho da instituição em rankings que avaliam a qualidade da educação poderá ficar comprometido caso a tendência de cortes e bloqueios orçamentários se mantenha.

Leia na íntegra: Correio Braziliense