Após apagão, CNPq promete restabelecer Lattes na segunda-feira (2)

Órgão que fomenta a pesquisa diz que já foi concluída a transferência do backup dos dados da plataforma Lattes para um novo servidor, informa a Folha de São Paulo

O governo Jair Bolsonaro promete restabelecer o acesso aos sistemas de pesquisa, hoje inoperantes, na próxima segunda-feira (2). As plataformas Lattes e Carlos Chagas estão fora do ar desde a última sexta (23) por causa de uma falha na área de tecnologia.

Os dois sistemas são de responsabilidade do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), responsável pelo fomento à pesquisa no país. O órgão é ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

De acordo com o CNPq, já foi concluída a transferência do backup dos dados da plataforma Lattes para um novo servidor. O órgão garante a integridade de todas as informações.

O órgão tem em 2021 o menor orçamento ao menos desde 2012, mesmo em valores nominais. A dotação atualizada do órgão para o ano é de R$ 1,2 bilhão –entre 2013 e 2015, por exemplo, o orçamento executado superou os R$ 2 bilhões.

Leia na íntegra: Folha de São Paulo