Aplicação e NDI se preparam para ensino semipresencial

Retorno gradual está previsto para começar entre o fim de setembro e início de outubro

O Colégio de Aplicação (CA) e o Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) da UFSC começam, nos próximos dias, a preparar o retorno às atividades semipresenciais de ensino. As unidades foram autorizadas, por meio da Portaria Normativa nº 406/2021/GR, publicada ontem, a retomar, de modo gradual e em horário integral, a partir de 20 de setembro de 2021, as atividades administrativas na modalidade presencial.

As atividades de ensino devem começar entre o fim de setembro e o início de outubro, com a imunização dos professores e técnicos e adequação dos ambientes, informou o Notícias UFSC. Segundo o diretor do CA, Edson Azebedo, os estudantes terão a opção de permanecer no ensino remoto ou migrar para o semipresencial. “Possivelmente, os nossos horários serão escalonados em todos os turnos e atividades”, informa o diretor.

No Colégio de Aplicação, a preparação dos ambientes inclui manutenção de pisos, portas e pinturas de salas. Toda a escola receberá marcações para orientar o distanciamento e será equipada com totens de álcool em gel. Uma tenda de isolamento será  instalada para isolar algum caso suspeito até ser encaminhado à avaliação da Vigilância Sanitária.

Medidas semelhantes estão sendo planejadas pelo NDI, que atende 212 crianças de 0 a 6 anos e contemplará atividades presenciais, além de continuar com as propostas pedagógicas de aproximação virtual com as crianças e famílias – que já vêm sendo realizadas -, para as famílias que optarem por não retornar presencialmente. 

O NDI prevê o retorno semipresencial de forma gradual e escalonada realizando a divisão dos grupos (turmas) que irão presencialmente em dias alternados. “A escola aguarda um cronograma que deve sair nos próximos dias em relação às obras e reformas necessárias na estrutura física do NDI, que necessita de reparos relacionados especialmente à parte elétrica e hidráulica para que possa definir mais concretamente a data do retorno semipresencial”, afirma a diretora do Núcleo, Juliane La Banca.

Planos de Contingência

A Comissão Permanente de Monitoramento Epidemiológico da UFSC concluiu recentemente a análise dos Planos de Contingência do Colégio de Aplicação e do NDI. No documento de resposta, os especialistas da comissão sugerem um conjunto de medidas e atitudes a serem observadas para retomada de atividades educacionais presenciais, no momento em que houver “condições comunitárias” para tal. Os Planos de Contingência serão agora encaminhados à secretaria de Educação do Município.

A comissão reconhece que “o fechamento das escolas provoca impactos negativos relevantes na aprendizagem, na evasão escolar, na renda familiar e no aprofundamento das desigualdades sociais”. Ressalta que, apesar de os riscos de quadros graves de Covid-19 serem menores entre crianças e adolescentes, eles existem e merecem atenção. Infecções e aumento de casos graves neste grupo etário têm sido observados mesmo em países com elevadas taxas de vacinação de idosos e adultos. “Por isso é essencial que gestores e demais atores atuem fortemente para viabilizar as condições sanitárias que permitam segurança na abertura dos espaços educacionais”.

Entre as medidas para segurança na retomada de atividades presenciais, os especialistas da comissão apontaram a necessidade de vacinação completa para toda a equipe profissional das escolas, além do distanciamento físico, a ampla ventilação das salas e o uso de máscaras. As medidas ajudarão a evitar o contágio por gotículas de saliva e pelos chamados aerossóis, que se espalham pelos ambientes. Todos na sala de aula devem usar máscaras, assim como eventuais visitantes. Para os servidores, a Universidade vai fornecer máscaras de alta qualidade (PFF2 ou N95).

Aulas de música ou de educação física em ambientes fechados foram desaconselhados pela comissão neste momento. Durante a maior parte do tempo, devem ser priorizadas atividades externas. As refeições, momento em que é inevitável a retirada das máscaras, devem ser feitas preferencialmente em áreas externas, segundo a comissão. Os pais ou responsáveis pelo transporte precisarão aguardar a saída dos estudantes no espaço externo da escola.

Após o retorno semipresencial, deve-se acompanhar atentamente a evolução da pandemia na cidade (número de novos casos) e monitorar os casos suspeitos e confirmados de Covid-19 e de seus contatos no ambiente escolar. 

Medidas similares estão sendo planejadas para os demais setores administrativos e acadêmicos da UFSC, após a publicação da Portaria Normativa nº 405, que autoriza a retomada, a partir de 20 de setembro, das atividades com caráter de preparação de ambientes e identificação de necessidades de ajustes nas rotinas e procedimentos.

Fonte: Notícias UFSC