O que ‘atrapalha’ a educação é a intolerância, ministro Milton Ribeiro

Confira o artigo da jornalista Maria Carolina Trevisan, do UOL

A jornalista Maria Carolina Trevisan, especialista na cobertura de direitos humanos e políticas públicas, dedicou sua coluna desta quarta-feira (18) para refletir sobre a declaração do ministro da Educação, Milton Ribeiro, de que crianças com deficiência “atrapalham” o aprendizado dos outros alunos. Veja o que ela escreveu:

A participação do ministro da Educação, Milton Ribeiro, no programa Sem Censura, da TV Brasil, na semana passada, foi reveladora de sua intolerância. Na opinião de Ribeiro, criança deficiente “atrapalhava o aprendizado dos outros porque a professora não tinha equipe”, a universidade “deveria ser para poucos” e os professores querem vacinar até “cachorro e gato” para “manter a escola fechada”.

De acordo com o ministro da Educação do governo Bolsonaro, os problemas enfrentados na área de educação são decorrentes de questões “político-ideológicas”, como pontuou diversas vezes. Nada sobre incompetência, inabilidade, insensibilidade ou outros problemas.

“A criança com deficiência era colocada dentro de uma sala de alunos sem deficiência. Ela não aprendia. Ela ‘atrapalhava’, entre aspas, essa palavra falo com muito cuidado, ela atrapalhava o aprendizado dos outros porque a professora não tinha equipe, não tinha conhecimento para dar a ela atenção especial. E assim foi. Eu ouvi a pretensão dessa secretaria e faço alguma coisa diferente para a escola pública. Eu monto sala com recursos e deixo a opção de matrícula da criança com deficiência à família e aos pais. Tiro do governo e deixo com os pais.”.

Leia na íntegra: Uol