Ciclo de palestras debate o populismo na América

Primeira edição do evento homenageia os 60 anos da Campanha da Legalidade

Começa nesta quarta (01) às 17h a primeira edição do simpósio acadêmico: ‘Populismo. Uma questão americana’. Os quatro dias de evento on-line gratuito serão transmitidos via YouTube e contarão com a participação de cinco convidados. O objetivo é homenagear a Campanha da Legalidade.

O simpósio é promovido por professores do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) e do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC. Segundo os organizadores, o tema é de extrema importância devido seu caráter histórico e ao mesmo tempo atual no Brasil. “Reconhecer a emergência sempre possível do populismo não implica forçosamente aprová-lo ou desaprová-lo, mas urge ao menos descrê-lo nos seus próprios termos”, destacam na página do evento.

O episódio da Campanha da Legalidade ocorreu em 1961 com uma crise política em decorrência da renúncia do presidente Jânio Quadros. O fato ficou marcado por ações populistas que resultaram na instauração do parlamentarismo como novo sistema de governo.

Confira a programação

1 de setembro, 17 h. “Reflexões sobre a legalidade” – Por Ciro Gomes. Político, advogado e professor universitário. Vice-presidente nacional do Partido Democrático Trabalhista

1 de setembro, 16h.“Legalidade, uma campanha subversiva” – Por Gilberto Felisberto Vasconcellos. Professor da UFJF, autor de A jangada do Sul: Getúlio, Jango e Brizola, Depois de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro: a razão iracunda e Brizola: A história e o historiador.

6 de setembro, 19h. “A brief history of anti-populism” – Por Thomas Frank. Historiador e jornalista estadunidense, colunista do The Guardian e autor dos livros What’s the matter with Kansas, Listen, Liberal! The People, No: A Brief History of Anti-Populism.

21 de setembro, 16h.“Na luta pela democracia: a Campanha da Legalidade (1961)” – Por Jorge Ferreira. Professor da UFF e UFJF, autor de João Goulart: Uma biografia e organizador de O populismo e sua história.


5 de outubro, 18h.“Quem tem medo do populismo? Visões liberais versus a teoria do populismo de Ernesto Laclau” – Por Daniel de Mendonça.Professor da UFPel, autor de 1961-1964: A ditadura brasileira em dois golpes e  Antagonismo como identificação política.

::: Todos os seminários serão transmitidos ao vivo no canal do diretor do CCE Fábio Lopes da Silva

Imprensa Apufsc