Pré-Fase 2: Guia oferece ações e medidas para realização segura de atividades presenciais

Pré-Fase 2 está prevista para iniciar a partir de 20 de setembro na UFSC

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) publicou, na sexta-feira, 3 de setembro, um Guia de Orientações para apresentar procedimentos para a realização segura das atividades presenciais durante as etapas de preparação (Pré-Fase 2) e de retorno gradual das atividades presenciais (Fase 2). O documento apresenta quadros indicativos das medidas e ações que deverão ser tomadas em relação às atividades, ambientes e pessoas, classificadas a partir de definições como “remoto”, “presencial”, “suspenso” ou “restrito”.

Essas definições vão orientar os gestores na elaboração dos Planos de Atividades das respectivas unidades a partir do início da Pré-Fase 2, prevista para iniciar a partir de 20 de setembro. O início da nova fase pressupõe condições epidemiológicas compatíveis com o que foi decidido pelo Conselho Universitário em 2020: a diminuição dos casos e óbitos durante 15 dias; a ocupação de UTIs menor que 60%; e a Taxa de Transmissão (Rt) menor que 0,95 na na macrorregião do campus. 

As atividades durante a Pré-Fase 2 serão presenciais para o menor número possível de pessoas, preservados os grupos de risco definidos pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Prodegesp). Serão permitidas atividades de organização e preparação para as atividades semipresenciais da Fase 2.

Desde junho, a Administração Central da UFSC vem discutindo o planejamento da Pré-Fase 2. Após a nomeação da Comissão Permanente de Monitoramento Epidemiológico, a UFSC nomeou um Grupo de Trabalho para elaborar proposta de preparo para o início da Fase 2. Posteriormente, em 20 de agosto, foi designado um novo Grupo de Trabalho para tratar das questões materiais envolvidas na Pré-fase 2 (compras, manutenções, instalações). 

Conheça abaixo as principais orientações:

AMBIENTES – Em relação aos ambientes, o Guia estabelece que locais fechados de ampla circulação, como auditórios e salas de reunião, deverão permanecer com atividades remotas, enquanto restaurantes e ginásios continuarão com atividades suspensas. Espaços abertos ao ar livre poderão ter atividade presencial, seguindo diretrizes de biossegurança específicas e normativas vigentes.

O acesso será restrito em ambientes como a Moradia Estudantil e alojamentos, pista de atletismo e quadras externas, salas de aula e laboratórios e salas administrativas.

Atividades de extensão, práticas de ensino e práticas de campo também terão restrições: deverão seguir diretrizes de biossegurança específicas e normativas vigentes ou estarão sujeitas aos parâmetros de medição da emissão de partículas. Copas, banheiros e outros espaços de uso coletivo deverão ter uso individual.

ATIVIDADES – As atividades de ensino, na Pré-fase 2 e na Fase 2, ocorrerão de maneira remota ou de modo restrito. Aulas regulares seguirão em modo remoto. Já as atividades de disciplinas práticas e teórico-práticas poderão se desenvolver de modo restrito, após autorização da Câmara de Graduação e sujeitas aos parâmetros de medição da emissão de partículas. 

O mesmo ocorre com as atividades em secretarias administrativas e laboratórios, atendimento externo, capacitação, formação e ações de prevenção à saúde, processos seletivos em geral e processos seletivos institucionais que tenham etapa presencial.

PESSOAS – Os servidores da UFSC terão situações diferenciadas nas fases de retomada das atividades presenciais. Muitos ainda deverão permanecer em trabalho remoto, desde que registrados junto à Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Prodegesp).

Entre essas estão as gestantes, puérperas e lactantes, pais e mães com filhos em idade escolar, pertencentes a grupo de risco em razão de doença imunodepressiva ou ainda, Pessoa Com Deficiência (PCD) e servidores que coabitem com idosos ou portadores de doença crônica. Os estagiários também deverão permanecer em trabalho remoto, exceto aqueles com ciclo vacinal completo.

TESTAGEM – “Com relação à Política de Testagem e de Monitoramento da circulação de ar nos ambientes, a UFSC irá utilizar a expertise de Laboratórios e Pesquisadores(as) da Instituição, no sentido de apresentar metodologias e parâmetros que criem condições de segurança sanitária”, traz o texto do documento.

A testagem deverá iniciar em 20 de setembro e abrangerá cerca de 660 pessoas dos ambientes com atividades de ensino (NDI, Colégio de Aplicação, clínicas, aulas práticas); ambientes com alto número de pessoas em atividade presencial (Pró-reitorias e secretarias, Unidades administrativas e Biblioteca Universitária) e atividades com alto número de pessoas com contatos diversos, como os setores de obras e manutenção e segurança. A partir da data de início, a testagem deverá se estender às demais atividades em espaços administrativos, conforme os planos de atividades apresentados.

MONITORAMENTO – As ações de monitoramento serão realizadas concomitantemente à testagem. O processo de compra de equipamentos portáteis para distribuição aos Centros, a cargo da Pró-Reitoria de Administração (Proad) e da Secretaria de Planejamento e Orçamento (Seplan), já foi iniciado.

Até o dia 20 de setembro serão realizados testes preliminares de mapeamentos da circulação de ar em salas no NDI, Colégio de Aplicação, nas clínicas e nos ambientes de aulas práticas. Os testes envolverão um trabalho conjunto de laboratórios de Engenharia Mecânica e Engenharia Sanitária, o Departamento de Atenção à Saúde (DAS/Prodegesp), a direção das Unidades e a Comissão Permanente de Monitoramento Epidemiológico.

A partir de 20 de setembro os testes serão realizados também nas pró-reitorias e secretarias, nas unidades administrativas, nos ambientes de obras, manutenção e segurança e demais espaços administrativos. Ao mesmo tempo, o DAS/Prodegesp e a direção das unidades deverão iniciar o treinamento das equipes de levantamentos de dados. Os laboratórios e setores envolvidos nos testes preliminares e mapeamento das salas farão a identificação de procedimentos para levar a ação a outros centros da UFSC.

Confira o Guia de Orientações completo aqui

Fonte: Notícias UFSC