Reitor lembra legado de Cancellier no aniversário de quatro anos de sua morte

O tempo passa, mas a saudade fica, diz Ubaldo

Este sábado, 2 de outubro, marca o quarto aniversário do falecimento do ex-reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, falecido em 2017, durante o seu mandato. A data foi lembrada pelo reitor Ubaldo Cesar Balthazar, que lembrou as qualidades do amigo “Cau”, que por muitos anos foi também seu colega de Departamento na UFSC.

“O tempo passa, mas a saudade fica. E também o legado que ele deixou, a gestão que ele criou e que demos continuidade. Estamos prestes a fechar o ciclo desta reitoria, e me lembro de como o Cau comemorou essa conquista, o quanto ele estava empolgado após um ano de gestão. Sua partida nos deixou com uma tristeza institucional, que precisou virar ação. A Universidade se mobilizou, realizou eleições, eu fui eleito e assumi o compromisso de dar continuidade à visão do meu amigo Cau, com praticamente a mesma equipe que ele escolheu em 2016. E aqui estamos, chegando a quatro anos de sua ausência física, mas sentindo sua presença entre nós. Seu propósito de busca por justiça, por uma Universidade que pode fazer mais por seus estudantes, professores e técnicos também tem sido o nosso, já há quatro anos desde que ele nos deixou”, disse o reitor.

“Se pudesse novamente encontrá-lo, diria que a UFSC continua valente, e que sente a sua falta. Toda a minha solidariedade, em nome da comunidade acadêmica à família do Cau neste dia de luto”, finalizou o reitor.

Quem foi Cancellier

A trajetória do ex-reitor foi retratada por livros e documentários. Um deles, organizado pelo então deputado estadual Jailson Lima da Silva e pelo já falecido desembargador Lédio Rosa de Andrade, é o documentário “Em nome da inocência: Justiça”. A obra foi exibida no dia dia 21 de novembro de 2017, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em sessão especial “in memoriam” ao reitor Cancellier.

O material contém trechos de reportagens sobre a prisão de Cancellier, depoimentos de ex-alunos, colegas de trabalho, profissionais do Direito, jornalistas e lideranças públicas, destacando a figura humana e profissional do ex-reitor, bem como críticas à forma como foi conduzida a operação que levou à sua prisão.

Confira o vídeo abaixo:

Fonte: Notícias da UFSC