SBPC convida toda a sociedade a participar da “Mobilização em Defesa da Ciência”

Em articulação com entidades científicas e acadêmicas, a mobilização será realizada amanhã (15), destaca o Jornal da Ciência

Diante do quadro avassalador dos cortes realizados semana passada no orçamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a SBPC, em articulação com outras entidades científicas e acadêmicas nacionais, como a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), realiza na próxima sexta-feira (15) a “Mobilização em Defesa da Ciência”. Coincidindo com o Dia do Professor, a ideia é mobilizar a comunidade em um movimento em defesa da CT&I e Educação no País.

Neste dia, a SBPC realizará, em parceria com a Academia Brasileira de Ciências (ABC), Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies), Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti) e a Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento (ICTP.br), uma mesa-redonda que contará com a participação de parlamentares e de representantes de entidades da área de CT&I. A atividade será transmitida pelo canal da SBPC no YouTube.

Haverá um tuitaço às 09h00 com as #SOSCiência e #LiberaFNDCT.

A SBPC convida seus sócios, sociedades afiliadas, Secretarias Regionais, entidades parceiras e toda a sociedade a participarem dessa iniciativa. Todas as ações que estiverem sendo organizadas serão divulgadas pela SBPC, por meio do Jornal da Ciência e suas redes sociais. Para isso, basta enviar as atividades para [email protected].

Veja a programação preliminar:

Mobilização em Defesa da Ciência

Dia 15/10/2021

09h – Tuitaço com as #SOSCiência e #LiberaFNDCT.

13h30-14h: Abertura

Com SBPC (Renato Janine Ribeiro), ANPG (Flávia Calé), ABC (Luiz Davidovich e Helena Nader), ICTP.br (Celso Pansera), ANDIFES (Dácio Roberto Matheus), CONFAP (Odir Dellagostin), CONFIES (Fernando Peregrino), CONSECTI (Rafael Pontes Lima), UNE (Bruna Velaz)

14h-16h: Mesa Redonda “Cortes no orçamento do MCTI: Qual a solução?”

Expositores: Senador Izalci Lucas (PSDB/DF), Deputado Alessandro Molon (PSB/RJ), Deputada Joice Hasselmann (PSL/SP), Evaldo Vilela – CNPq. (Presidente), Marcelo Morales — MCTI (Ministro em Exercício)

Debatedores: Renato Janine Ribeiro (SBPC), Luiz Davidovich e Helena Nader (ABC), Ildeu de Castro Moreira (SBPC), Celso Pansera (ICTP.br)

Condução: Renato Janine Ribeiro (SBPC)

Atividades das Sociedades e Associações Afiliadas:

15/10/2021

11h: Painel “Química Se Faz e Se Ensina: Em Defesa do Orçamento do MCTI”, promovido pela Sociedade Brasileira de Química.
Participantes: 
Aldo J. G. Zarbin (UFPR), Adriano L. Monteiro (UFRGS), Paulo Cezar Vieira (FFCLRP-USP), Marilia Valli (IQSC-USP) e Romeu C. Rocha Filho (UFSCar) – coordenador.
Transmissãowww.youtube.com/user/SBQuimica

12h: “Constantes ataques à Ciência brasileira. Propostas de resiliência da Sociedade Brasileira de Fisiologia”, debate promovido pela SBFis.

15:30 às 17:00h:  Mesa-redonda “Dia nacional em defesa da ciência”, promovida pela Sociedade Brasileira de Botânica, que terá transmissão pelo canal da SBB no YouTube.

16h: Painel “SBMAC em Defesa da Ciência e Tecnologia”, com os painelistas Elbert Einstein Nehrer Macau (INPE/UNIFESP), João Frederico da Costa Azevedo Meyer (UNICAMP), Michelle Lau (Doutoranda, PPG-CCOMP-UERJ), Nancy Lopes Garcia (UNICAMP) e Pablo Martín Rodríguez (Presidente da SBMAC). Promovido pela Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional, o painel terá transmissão pelo canal do Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=ZAqR0be0HZA

Fonte: Jornal da Ciência