Senador apresenta projeto para federalização da Universidade Regional de Blumenau

De acordo com Notícias do Dia, proposta do senador Jorginho Mello é a criação da UFVI, Universidade Federal do Vale do Itajaí

O senador catarinense Jorginho Mello, do PL, apresentou no Senado Federal, um projeto de lei que autoriza o processo de federalização da Universidade Regional de Blumenau, a FURB A proposta deve ser analisado pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte da casa nos próximos dias.

Caso seja aprovado, o projeto abre caminho para que a universidade, que hoje é  público-privada, passe a ser inteiramente pública e de gerência do governo federal. Para o senador, que é egresso do curso de direito da instituição, a pauta é fundamental para o desenvolvimento do Vale do Itajaí.

“Estudei na Furb e sei das dificuldades que os alunos e a instituição enfrentam há muitos anos. Atualmente, um dos caminhos para que muitos destes problemas sejam sanados é a federalização. Ela está ligada direta ou indiretamente com uma região que representa 30% da economia do Estado, então também é um compromisso com o desenvolvimento regional, estadual e do país – afirmou o senador.”

De acordo com o projeto, seria criada a  UFVI, Universidade Federal do Vale do Itajaí, cargos transferência de alunos e a doação por parte do poder municipal para a União.

Leia na íntegra: ND Online