Para aprovar PEC dos Precatórios, Lira negocia perdão a governadores que não gastaram mínimo com educação

Texto vai prever pagamento para estados e municípios dos precatórios relacionados ao antigo Fundef até 2024, destaca o Globo

Em meio a dificuldades para construir um acordo para a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Precatórios, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), colocou na mesa de negociação a possibilidade de perdão aos estados que não gastaram o mínimo constitucional com e educação.

A informação é de parlamentares de oposição ouvidos pelo GLOBO, que se opõem à votação da PEC com a qual o governo pretende viabilizar o Auxílio Brasil, substituto do Bolsa Família.

O presidente da Câmara investe particularmente em partidos de oposição como PSB e PDT na busca de um acordo para tentar salvar a proposta e evitar uma nova derrota de Lira no plenário. 

Arthur Lira (PP-AL), passou a tarde e o início da noite de quarta-feira em busca de apoio para a proposta. Para aumentar o quórum, a Mesa Diretora da Câmara editou ato para mudar uma regra e permitir o voto remoto de parlamentares em “missão autorizada” pela Casa. Mesmo assim, o projeto passou por uma margem apertada, de apenas quatro votos (eram necessários 308).

Leia na íntegra: O Globo e UOL