Bolsonaro homenageia autor do primeiro estudo sobre ineficácia da cloroquina contra a Covid-19

Presidente admitiu infectologista Marcus Lacerda na Ordem Nacional do Mérito Científico; médico sofreu ameaças devido a conclusões de sua pesquisa, destaca o Globo

O presidente Jair Bolsonaro homenageou um pesquisador brasileiro que fez o primeiro estudo a demonstrar a ineficácia da cloroquina no tratamento contra a Covid-19. Bolsonaro, que é defensor do uso da cloroquina, admitiu na Ordem Nacional do Mérito Científico o infectologista Marcus Lacerda, da Fiocruz Amazônia, que sofreu ataques e ameaças devido a sua pesquisa.

A Ordem do Mérito Científico tem como finalidade homenagear personalidades que “se distinguiram por suas relevantes contribuições prestadas à Ciência, à Tecnologia e à Inovação”. No mesmo decreto, publicado na quinta-feira no Diário Oficial da União (DOU), Bolsonaro admitiu a si mesmo como “grão-mestre” da ordem, algo que já está previsto no regulamento da condecoração.

A admissão na ordem é prerrogativa do presidente da República, que avalia nomes apresentados pelo ministro das Relações Exteriores. A indicação precisa ter recebido parecer favorável do Conselho da Ordem — formado pelo chanceler e pelos ministros da Ciência e Tecnologia, da Economia e da Educação.

Leia na íntegra: O Globo