Em protesto, 21 cientistas renunciam homenagem de Bolsonaro

Para cientistas, governo persegue e sucateia a ciência, destaca o Congresso em Foco

A decisão do presidente Jair Bolsonaro de retirar a homenagem a dois agraciados com o título da Ordem do Mérito Científico levou outros 21 cientistas condecorados a rejeitar a medalha. Em carta divulgada neste sábado (6), os cientistas afirmam que a revogação das homenagens aos dois colegas representa mais uma clara demonstração de perseguição por parte do governo federal.

“A homenagem oferecida por um governo federal que não apenas ignora a ciência, mas ativamente boicota as recomendações da epidemiologia e da saúde coletiva, não é condizente com nossas trajetórias científicas. Em solidariedade aos colegas que foram sumariamente excluídos da lista de agraciados, e condizentes com nossa postura ética, renunciamos coletivamente a essa indicação”, dizem os cientistas no comunicado.

Bolsonaro editou um decreto presidencial nessa sexta (5) excluindo da lista de agraciados da Ordem do Mérito Científico os médicos Marcus Vinícius Guimarães de Lacerda e Adele Benzaken. Marcus Vinícius foi responsável por um estudo pioneiro que apontou a ineficácia da cloroquina no combate à covid. Adele foi exonerada do Ministério da Saúde depois da publicação de uma cartilha voltada para homens trans. Os dois estavam na lista de homenageados assinada por ele na quarta-feira.

Leia na íntegra: Congresso em Foco