Banco de questões do Enem, que deveria ser atualizado todo ano, não recebe novos itens no governo Bolsonaro e está perto do fim

Essa é a razão pela qual o exame não ter citado a Covid-19 em duas edições desde a pandemia começar; servidores afirmam que constantes trocas da presidência e diretoria atrapalham produção de questões, destaca o Globo

O Banco Nacional de Itens (BNI), que reúne questões testadas e aprovadas para entrarem nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), está acabando, alertam servidores do Inep, instituto responsável pela realização e aplicação da prova. Atualmente, segundo duas pessoas do Inep que participaram da elaboração das provas, não há questões disponíveis para o exame de 2022.

Desde o fim do governo Temer, o banco nunca recebeu novos itens, ao contrário do que ocorria todos os anos, em gestões anteriores. Essa falta de novas perguntas explica, por exemplo, por que não houve uma só questão ou texto citando a pandemia de Covid-19. Surgida em 2020, ela ainda não existia quando as últimas questões foram incluídas no banco, há três anos.

A estagnação também ajuda a explicar por que a influência do próprio Jair Bolsonaro sobre a prova é limitada, apesar da declaração do presidente de que o Enem estaria ficando “com a cara” do governo, na semana passada, durante viagem pelos países do Golfo Pérsico. De acordo com os servidores, já houve questões barradas. No entanto, quando elas são substituídas, precisam necessariamente ser trocadas por outras que estão no banco, produzido pelo corpo técnico do Inep ainda no governo passado.

Leia na íntegra: O Globo