Vestibular 2022: UFSC mantém provas presenciais em janeiro e irá exigir vacinação ou teste negativo para a Covid-19

O vestibular acontece nos dias 29 e 30 deste mês

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) irá manter o cronograma do Vestibular UFSC 2022, que prevê a realização de provas presenciais nos dias 29 30 de janeiro. A partir desta segunda-feira, 10 de janeiro, os candidatos inscritos já podem emitir o comprovante de inscrição definitivo, que traz a informação do local de prova. Além disso, será necessário apresentar certificado de vacinação contra a Covid-19 ou resultado de teste RT-PCR não reagente para acessar os locais de prova.

As medidas foram anunciadas nesta terça-feira, por meio de edital publicado no site do Vestibular. A Coperve ampliou as medidas de segurança sanitária do concurso, em razão da rápida disseminação da variante Ômicron e do agravamento da pandemia de Covid-19. A decisão foi respaldada pela Administração Central da UFSC e será apresentada à Comissão Permanente de Monitoramento Epidemiológico da instituição ainda nesta semana. Além disso, o Supremo Tribunal Federal assegurou às Instituições Federais de Ensino a autonomia para estabelecer condições de segurança sanitária no âmbito de suas atividades. 

“Estamos trabalhando diuturnamente para garantir um ambiente seguro. Dependemos da consciência dos vestibulandos, e de suas famílias, para que tenhamos candidatos saudáveis fazendo a prova. Se for fazer prova, não saia para eventos com aglomeração e use máscara. Preserve sua saúde para que possa garantir seu acesso à Universidade! Seguimos as recomendações dos cientistas em cada decisão, e precisamos que as pessoas que venham fazer as provas se cuidem, venham para o vestibular com saúde”, reforçou a presidente da Coperve, Maria José Baldessar.

Maria José salienta que durante o processo de inscrição, os candidatos já tiveram que sinalizar seu acesso à vacinação contra a Covid-19 e apenas 4,9% dos mais de 18 mil inscritos afirmaram não ter tomado nenhuma dose da vacina. “Os números que temos são de novembro, então acreditamos que um número ainda maior de pessoas inscritas já tenham tido acesso a pelo menos uma dose da vacina. E, mesmo assim, ainda há tempo hábil para os candidatos se protegerem e contribuírem para um ambiente seguro para todos. Lembrando que não basta apenas a vacina, é preciso respeitar o distanciamento e uso da máscara nos dias que antecedem o Vestibular, para que o candidato não seja exposto ao vírus e corra o risco de perder a prova”, ressaltou.

O edital nº 011/2021/COPERVE do Vestibular já previa algumas medidas, como o uso de máscaras faciais por todos os candidatos durante o período de permanência no local de prova, além da proibição de consumo de alimentos e da aglomeração de pessoas.  Para a aplicação segura das provas, a Coperve planeja, ainda, o distanciamento entre os candidatos, com ocupação de no máximo 50% da capacidade das salas, o reforço da limpeza dos ambientes e a disponibilização de álcool em gel. A realização do Vestibular em apenas dois dias (em vez de três dias como é tradicionalmente) e a retirada das questões discursivas da prova são outras ações para reduzir o tempo de permanência em sala e tentar preservar a saúde das pessoas envolvidas.

Logística

A manutenção do Vestibular nas datas programadas foi anunciada pela Administração Central ao Colegiado de Gestores da instituição em reunião nesta segunda-feira, 10 de janeiro. A reitora em exercício, Cátia Regina de Carvalho Pinto, explicou que o Vestibular presencial é um evento com uma logística enorme e que adiá-lo teria muitas consequências.

A UFSC oferece, por meio do Vestibular 2022, 4.521 vagas em 102 cursos de graduação oferecidos nos cinco campi da Universidade (Araranguá, Blumenau, Curitibanos, Florianópolis e Joinville). As provas serão realizadas nas cidades de Florianópolis (e municípios da Grande Florianópolis), Araranguá, Balneário Camboriú, Blumenau, Brusque, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Rio do Sul, São Miguel do Oeste e Tubarão.

De acordo com a presidente da Coperve, a organização do Vestibular está trabalhando para que o ambiente das provas seja o mais seguro possível, mas cabe aos candidatos tomar todos os cuidados para chegarem saudáveis aos dias das provas. Ela faz um apelo para que as famílias, escolas, amigos e todas as pessoas do entorno dos estudantes se envolvam nesse cuidado. “Saúde coletiva se faz com a colaboração de todos. O que cabe à UFSC, estamos fazendo. Agora cabe às pessoas que irão fazer as provas também se cuidarem e chegarem até as salas de prova saudáveis. Estejam atentos, cautelosos e se cuidem”, pontuou.

Maria José lembra que o edital é bastante claro ao estabelecer que o acesso dos candidatos aos locais de provas será restrito à apresentação de comprovação da vacina ou exame RT-PCR negativo, realizado dentro das 48 horas anteriores ao dia 29 de janeiro. Os casos omissos serão analisados pela Comissão.

Live para tirar dúvidas

A Coperve promove nesta quinta-feira, 13 de janeiro, às 14h30, uma live para responder às principais dúvidas dos vestibulandos. O evento será transmitido ao vivo pelo YouTube. A Comissão também oferece atendimento telefônico pelos números (48) 3721-9951, de segunda a sexta-feira, das 9h às 13h e das 14h às 18h ou atendimento eletrônico por meio do seu site.

Fonte: Notícias da UFSC