Laboratório da UFSC desenvolverá aplicativo para estudantes em parceria com MEC

‘A Jornada do Estudante’ tem lançamento previsto para o segundo semestre de 2023

O aplicativo Jornada do Estudante, que será desenvolvido pelo Laboratório Bridge da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) reunirá dados estudantis em uma só plataforma oficial gratuita. A ferramenta foi idealizada para ser um espaço que reúna todas as informações da vida acadêmica de estudantes brasileiros – desde currículo e atestados de frequência até diplomas digitais. Também será possível compartilhar documentos assinados digitalmente através do app.

A Jornada do Estudante será acessível a instituições de ensino e aos próprios estudantes de forma gratuita e em multiplataforma (Android e iOS). O Laboratório Bridge começa a desenvolver o aplicativo neste ano, com previsão de lançamento oficial para o segundo semestre de 2023.

“Este projeto tem grande importância para os estudantes, pois eles terão acesso rápido, fácil e seguro as suas informações pessoais, informações da instituição de ensino, dos cursos e disciplinas”, explica Lucas Postal, supervisor do projeto no Bridge.

Com mais de 150 pessoas colaboradoras entre bolsistas, profissionais e professores, o Laboratório desenvolve sistemas e aplicações para a gestão informatizada da saúde pública desde 2013. A Jornada do Estudante será o primeiro projeto do Bridge na área da educação.  “Vamos aplicar nessa nova área toda a expertise que conseguimos nesses nove anos desenvolvendo sistemas para a saúde pública” comenta Jades Hammes, CEO do Laboratório.

A Jornada do Estudante faz parte da Rede Aprender, proposta do Ministério da Educação (MEC) que visa concretizar a interoperabilidade da educação brasileira. Uma primeira entrega do produto em versão piloto está prevista ainda para 2022.

Fonte: Notícias da UFSC