Entidades representativas da UFSC propõem novo calendário para eleição à reitoria

No calendário atual, a consulta pública à comunidade acadêmica está prejudicada

Nesta terça-feira (25), as entidades representativas da UFSC enviaram um ofício ao reitor da universidade, o professor Ubaldo Cesar Balthazar, propondo a reformulação do calendário eleitoral à reitoria. O atual calendário da UFSC dificulta a montagem do cronograma da consulta pública à comunidade acadêmica, realizada pelas entidades através da Comissão Eleitoral Representativa das Entidades da Universidade Federal de Santa Catarina (COMELEUFSC)

Tradicionalmente, a COMELEUFSC — formada pela Apufsc-Sindical, Sintufsc, APG e DCE — patrocina uma consulta pública informal à comunidade acadêmica para a reitoria da universidade. O resultado dessa consulta legitima o vencedor a se apresentar como candidato ao Conselho Universitário (CUn), responsável por realizar a eleição formal e compor a lista tríplice encaminhada ao Ministério da Educação (MEC).

No calendário da UFSC, as inscrições das chapas para a eleição no CUn estão previstas para os dias 19 e 20 de abril, enquanto o calendário acadêmico prevê o retorno às aulas presenciais para o dia 18 de abril. As entidades buscam promover uma única consulta pública com a presença dos três segmentos que compõem a comunidade acadêmica — professores, servidores técnico-administrativos e estudantes —, algo que seria viável após o retorno ao presencial. 

Calendário atual do CUn para eleição à reitoria e calendário proposto pelas entidades representativas, adiando o fim das inscrições em uma semana

“No esforço, expresso no ofício, a comissão está propondo que o CUn revise o calendário eleitoral em tempo que a consulta pública produza resultado que legitime o vencedor a se apresentar no Conselho Universitário”, defende o Presidente da Apufsc, Carlos Alberto Marques.

Em dezembro, a APG, o DCE e o Sintufsc defenderam um calendário de consulta pública que ocorreria após a eleição formal, nos dias 25 e 26 de abril, algo que invalidaria o processo. Na época, em discordância com a proposta, a Apufsc decidiu deixar a COMELEUFSC. Agora, as entidades uniram esforços para mobilizar a alteração do calendário oficial e viabilizar a consulta pública.

Imprensa Apufsc