Manifestantes pressionam prefeitura de São José contra fechamento da USJ

Representantes da luta em defesa da universidade conseguiram agendar reunião com o prefeito para esta semana

Representantes de diversas entidades participaram de uma ação em defesa do Centro Universitário Municipal de São José (USJ) nesta terça-feira (8) na sede da prefeitura. Eles são contra o fechamento da instituição e contra a demissão dos trabalhadores(as).

Após pressão dos dirigentes, uma comitiva foi recebida pelo procurador do Município, Rodrigo Machado, e pelo secretário adjunto da Casa Civil, Junior Spies. O prefeito Orvino Coelho de Ávila não estava presente na prefeitura, mas em contato por telefone, assumiu o compromisso de receber os representantes das entidades ainda nesta semana.

Além de dirigentes do Sintram/SJ, participaram da ação desta terça-feira (8) representantes da CUT-SC, Sintramubi, SindSaúde, Sitrampa, Sintect, Sinte São José, Sintespe SC e Sinasefe. A mobilização contou com a participação da professora Maria Odete Santos, representante dos aposentados no CR da Apufsc.

Os representantes afirmam que para manter a conversação, reivindicam a imediata revogação das atuais demissões dos professores da USJ e garantem que só vão parar quando obtiverem a garantia da abertura e manutenção do pleno funcionamento da primeira Universidade Municipal Pública do Brasil.

Na semana passada, professores de diversas instituições lançaram um abaixo-assinado e um manifesto em defesa da USJ depois que, no dia 31 de janeiro, uma liminar do ministro Jorge Mussi, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, cancelou decisão anterior que mantinha aberta a primeira universidade municipal e gratuita do Brasil, em São José. Com 900 alunos, a Universidade de São José destina 70% de suas vagas a estudantes de escola pública e corre o risco de fechar.

::::: Confira o manifesto em defesa da USJ e faça sua parte assinando o abaixo-assinado: https://chng.it/VH2FFXCtbk